Mostrando todas as publicações do Clube

Confira o registro fotográfico do Teste da Hepatite C realizada pelo Rotary Club de Guarapuava

Teste de Hepatite C, na HAVAN Guarapuava, realizado neste sábado dia 27 de julho. Foram feitos 548 testes, apenas 3 positivos suspeitos detectados. O Rotary Club de Guarapuava agradece os parceiros Futura Educação Profissional e Havan Guarapuava, os Rotarianos e a comunidade que participaram deste importante evento de prevenção a saúde.

Postado em 31 de Julho de 2019 por Rotary Club de Guarapuava

Secretário de Saúde Celso Góes, profere palestra no Rotary Club de Guarapuava

O Secretário Municipal de Saúde Celso Góes, realizou palestra sobre o Julho Amarelo e especial sobre Hepatites Virais na última quarta-feira, 24, na reunião do Rotary Club de Guarapuava. Ele estava acompanhado do Dr. Jonilson Pires-Diretor da Urgência e Emergência da Sec. de Saúde, que também fez um relato da importância da prevenção da doença e principalmente a informação e o engajamento do Rotary na campanha.  Celso Góes, também enfatizou a importância do SUS-Sistema Único de Saúde em nossa cidade e no Brasil.

Postado em 25 de Julho de 2019 por Rotary Club de Guarapuava

Rotary Club de Guarapuava realiza mutirão de teste da Hepatite C neste Sábado na Loja Havan de Guarapuava

O Rotary Club de Guarapuava, em parceria com o Curso de Enfermagem da Futura Educação Profissional, realiza neste sábado dia 27 de julho das 9 às 17 hs, o Teste de Hepatite C, na entrada da Loja Havan de Guarapuava, que é apoiadora da Campanha. O Teste é gratuito e o resultado sai em poucos minutos. Confira abaixo as causas de transmissão da Hepatite C: Transfusão de sangue; Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; Da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara); Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara). A transmissão sexual do HCV entre parceiros heterossexuais é muito pouco frequente, principalmente nos casais monogâmicos. Sendo assim, a hepatite C não é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST); porém, entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e na presença da infecção pelo HIV, a via sexual deve ser considerada para a transmissão do HCV. O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro. Entretanto, os que mais aparecem são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por se tratar de uma doença silenciosa, é importante consultar-se com um médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam todas as formas de hepatite. O diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento. Existem centros de assistência do SUS em todos os estados do país que disponibilizam tratamento para a hepatite C. Verifique qual o centro de saúde mais perto de você aqui. Quando a infecção pelo HCV persiste por mais de seis meses, o que é comum em até 80% dos casos, caracteriza-se a evolução para a forma crônica. Cerca de 20% dos infectados cronicamente pelo HCV podem evoluir para cirrose hepática e cerca de 1% a 5% para câncer de fígado. O tratamento da hepatite C depende do tipo do vírus (genótipo) e do comprometimento do fígado (fibrose). Para isso, é necessária a realização de exames específicos, como biópsia hepática nos pacientes sem evidências clínicas de cirrose e exames de biologia molecular. Previna-se:Não existe vacina contra a hepatite C, mas evitar a doença é muito fácil. Basta não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes. Entre as vulnerabilidades individuais e sociais, devem ser considerados o uso de álcool e outras drogas e a falta de acesso à informação e aos insumos de prevenção como preservativos, cachimbos, seringas e agulhas descartáveis. Caso você não saiba onde ter acesso aos insumos de prevenção, ligue para o Disque Saúde (136). Além disso, toda mulher grávida precisa fazer no pré-natal os exames para detectar as hepatites B e C, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso de resultado positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação (fissuras no seio da mãe podem permitir a passagem de sangue).

Postado em 23 de Julho de 2019 por Rotary Club de Guarapuava